NOTÍCIAS

20/10/2017 : 14:00
 

 

 
 
Como melhorar a saúde financeira da sua empresa
 
 

Cuidar das finanças da empresa é essencial para o sucesso do seu negócio. Por isso, veja como identificar se a saúde financeira da sua empresa vai bem e como solucionar os problemas, buscando sempre máxima performance e produtividade.

 

 
 


Saúde financeira: o 1° passo para o sucesso
Vamos começar com uma metáfora: se o seu coração está mal, seu corpo também estará.

Bombear sangue para que tudo flua bem no nosso organismo é a função do coração, assim como a função da área financeira é cuidar para que o que entra na empresa seja destinado aos setores certos, mantendo o crescimento saudável e ativo.

Se algo bloqueia esse caminho, as atividades da empresa são interrompidas e seu desenvolvimento comprometido – e nenhum gestor quer isso.

Saber avaliar a saúde financeira da sua empresa é fundamental para identificar os pequenos contratempos da rotina. Veja quais são eles e anote nossas dicas para manter a saúde financeira da sua empresa a todo vapor.

Dicas para a saúde financeira da sua empresa
O fluxo de caixa não bate no final do mês, a emissão das notas não casa com as datas de recebimento, o estoque e a prestação de serviços está uma bagunça? Veja como reconhecer os problemas financeiros da sua empresa e resolva-os com a solução mais atual do mercado.

1. Fluxo de caixa problemático

Analisar com frequência o fluxo de caixa da sua empresa é necessário para manter a saúde financeira em dia. Se está sobrando dinheiro em caixa, mesmo com problemas em outros setores, é por que a destinação dos recursos não é feita de forma correta.

Avaliar onde os valores estão sendo aplicados – e se isso é suficiente – é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa bem.

2. Saldos negativos

Os pagamentos de boletos não batem com a data necessária para manter o fluxo de valores ativo na sua empresa, gerando saldo negativo? Esse é um dos principais pontos que afetam a saúde financeira da sua empresa.

O saldo negativo tem várias causas. Uma das principais é a falta de coordenação entre emissão de notas e recebimentos. Não trabalhar com uma escala de datas para emitir e cobrar valores dos clientes faz com que a empresa sempre receba “picado”, deixando o caixa sempre em déficit.
3. Ausência de um sistema de informações

Realizar o controle financeiro da empresa por meio de planilhas e cadernos é ruim para a saúde financeira da sua empresa, já que a eventual falta de informação pode comprometer tomadas de decisões dentro do negócio.

Organizar as finanças de uma empresa dessa maneira dá margem para diversos problemas, como alteração de valores e dados não repassados, afetando o fechamento das contas mensais, fazendo a empresa sofrer no futuro.